Página Inicial Becel > Saúde > Vida Saudável > 11 formas de reduzir sua pressão e estresse
11 formas de reduzir sua pressão e estresse
Artigo

11 formas de reduzir sua pressão e estresse

Cuidados com a pressão arterial

Toda vez que seu coração bate, ele bombeia sangue para o resto do seu corpo em vasos chamados artérias. Portanto, a pressão arterial é a força do seu sangue nas paredes das suas artérias quando este é bombeado pelo seu corpo.

CUIDADOS COM A PRESSÃO ARTERIAL

Toda vez que seu coração bate, ele bombeia sangue para o resto do seu corpo em vasos chamados artérias. Portanto, a pressão arterial é a força do seu sangue nas paredes das suas artérias quando este é bombeado pelo seu corpo.

PRESSÃO ARTERIAL É COMPOSTA POR DOIS NÚMEROS

O primeiro número, ou a medida 'sistólica', é tomada quando o coração bombeia e o segundo número, ou medida 'diastólica', quando o coração relaxa. Assim, a pressão arterial é composta por dois números, por exemplo, 120/80.

Pressão sanguínea pode variar e naturalmente sobe ou desce durante o dia. Isso é considerado normal e é bem diferente do que ser diagnosticado com pressão arterial elevada. Sempre consulte seu médico para um atendimento individualizado.

O QUE É TER UMA PRESSÃO ARTERIAL SAUDÁVEL?

Uma pressão arterial de 120 sobre 80 (120/80) mmHg ou menor é considerada como uma pressão sanguínea adequada ou saudável. Acima de 140/90 mmHg é considerada alta e qualquer coisa entre os dois é considerada elevada. Apesar da pressão arterial muito baixa também não ser saudável, ter a pressão sanguínea mais baixa é melhor para seu coração do que ter a pressão arterial elevada.

  1. CUIDANDO DA PRESSÃO ARTERIAL ELEVADA

    A pressão arterial depende de vários fatores, incluindo a sua idade e histórico familiar. Mudanças simples na sua alimentação e estilo de vida podem ajudar a cuidar da sua pressão arterial e reduzi-la a um nível mais saudável. Muitas vezes é difícil saber se você tem pressão arterial alta, já que raramente há algum sintoma. É por isso que é muito importante fazer exames regulares com o seu médico.

    Pequenas mudanças podem ajudar a ter uma pressão arterial mais saudável.

  2. REDUZA A QUANTIDADE DE SAL NA SUA ALIMENTAÇÃO

    Você sabia que o consumo de sal na sua alimentação pode ter um efeito direto na sua pressão arterial? Como a maioria das pessoas, você provavelmente está comendo mais sal do que precisa, sem perceber. Você pode controlar a quantidade de sal da sua alimentação seguindo os seguintes passos: evite lanches salgados como queijos, batatinhas e amendoins salgados e, principalmente, corte a quantidade de sal que você coloca em suas receitas.

  3. DÊ RISADA

    Todos nós gostamos de rir. Então, você ficará feliz em saber que o riso pode ajudar a relaxar, o que tem um impacto positivo na sua pressão arterial. Além disso, a risada também pode melhorar a sua vida social e sua vida no trabalho também. Piadas e comentários em conversas diárias são uma ótima maneira de você e seus amigos darem risada.

  4. APROVEITE O PODER DO POTÁSSIO

    Potássio, um mineral encontrado em frutas e vegetais frescos, laticínios e peixes, pode ajudar seu corpo a se livrar de sal em excesso. Como seu corpo não consegue estocar o potássio, você precisa consumi-lo todos os dias. No seu dia a dia escolha alimentos que são uma boa fonte de potássio, como frutas, hortaliças, leite, feijão e ervilhas.

  5. COMEMORE PEQUENAS VITÓRIAS

    Gerenciar sua pressão arterial pode parecer uma missão impossível, mas não desanime, você pode chegar ao seu objetivo final se colocar tudo em passos menores e mais fáceis. Se parabenize todas as vezes que você atingir um objetivo.

  6. ENCONTRE UM COLEGA DE EXERCÍCIO

    Como tantas outras pessoas, você provavelmente já prometeu para você mesmo, várias vezes, a fazer mais exercícios e ser mais ativo, mas quando chega a hora, acaba encontrando uma desculpa e não vai. Então por que não encontrar um amigo que te motive? Seria uma ótima maneira de se distrair e conversar enquanto fica em forma e gerencia sua pressão arterial ao mesmo tempo.

  7. PERCA PESO DE FORMA SAUDÁVEL

    Ter sobrepeso aumenta o risco de desenvolver pressão arterial elevada em duas a seis vezes, quando comparado a uma pessoa de peso adequado. Se você estiver acima do peso, tente perder peso de forma sensata ao seguir um plano de alimentação saudável e incorporando mais exercícios ao seu dia.

  8. MODERE SUA BEBIDA

    Todos nós temos nossos momentos de prazer, mas às vezes nossos hábitos podem impactar de modo negativo na nossa pressão arterial. Se você bebe, faça isso com moderação.

  9. INCLUA NA SUA DIETA FRUTAS E HORTALIÇAS

    Comer cinco porções de frutas e hortaliças (legumes e verduras) por dia pode ajudar a manter sua pressão arterial em níveis adequados, já que elas são as melhores fontes naturais de potássio. A chave é comer uma boa variedade de frutas e hortaliças diferentes para que você possa garantir a quantidade de potássio suficiente. Procure ingerir bananas, frutas secas, melões, abacates, abóboras e sucos, como o de laranja.

  10. SAIBA SEUS NÚMEROS

    Você deve saber quais são suas medidas básicas - altura, peso, tamanho do sapato - então por que não colocar a pressão arterial nesta lista? Se seus números forem '120 por 80' ou menor, isso é ótimo - você tem uma pressão arterial saudável. Se for mais alta, comece a controlar isso hoje. Se você não sabe quais são os seus números, procure seu médico.

  11. FAÇA PERGUNTAS

    Não há nada errado em fazer perguntas para o seu médico ou para um nutricionista. Agora que você já sabe quais são seus números, não tenha medo de fazer perguntas. É importante para você ter todas as informações ao seu alcance para que você possa fazer as melhores escolhas para a manutenção da sua pressão arterial.

     Importante: sempre consulte seu médico e/ou nutricionista para um atendimento individualizado.