Página Inicial Becel > Saúde > Vida Saudável > Fatores de risco para a saúde do coração
Fatores de risco para a saúde do coração
Artigo

Fatores de risco para a saúde do coração

O que é doença do coração?

Doença do coração ou doença cardiovascular (DCV) é um termo geral que descreve diferentes problemas do coração. O tipo mais comum é a doença arterial coronariana, uma condição na qual as artérias que levam sangue ao coração se tornam obstruídas por placas. Isso pode levar ao ataque cardíaco. 

A doença cardiovascular (DCV) é a causa número um de mortes no mundo. Mas ao fazer pequenas mudanças na sua dieta e estilo de vida, você pode melhorar a saúde do seu coração e sua qualidade de vida.

O que é doença do coração?

Doença do coração ou doença cardiovascular (DCV) é um termo geral que descreve diferentes problemas do coração. O tipo mais comum é a doença arterial coronariana, uma condição na qual as artérias que levam sangue ao coração se tornam obstruídas por placas. Isso pode levar ao ataque cardíaco. 

A doença cardiovascular (DCV) é a causa número um de mortes no mundo. Mas ao fazer pequenas mudanças na sua dieta e estilo de vida, você pode melhorar a saúde do seu coração e sua qualidade de vida.

Fatores de risco para doença do coração

Saber quais são seus fatores de risco é o primeiro passo para obter controle da saúde do seu coração. Há vários fatores de risco para doença do coração e todos necessitam de atenção. Um importante fator de risco é o estilo de vida, como as escolhas pessoais ou condição ambiental que aumentam as chances de uma pessoa ter a saúde do seu coração afetada de forma negativa. Quanto mais fatores de risco você tiver, maiores serão as chances de afetar a saúde do seu coração de forma negativa. Alguns fatores de risco podem ser modificáveis, enquanto outros não:

  • Idade

    A idade é um contribuinte chave para a saúde do seu coração. Com o envelhecimento, aumentam os fatores que afetam a saúde do seu coração e, consequentemente, os riscos de problemas do coração também aumentam.

  • Fumar

    Parar de fumar é uma das melhores decisões que você pode tomar para a saúde do seu coração. Fumar cigarros, mesmo que sejam poucos por dia, pode afetar a saúde do seu coração e aumentar o risco de doença arterial coronariana em até 50%. Mas se você tomar a decisão de parar, você colherá os benefícios muito mais rapidamente do que você pensa, não só para o seu coração, mas também para a sua saúde no geral.

  • Colesterol elevado no sangue

    Colesterol elevado não é bom para a saúde do seu coração. Ele pode causar um acúmulo de gordura nas suas artérias, tornando mais difícil o bombeamento de sangue pelo corpo. A única maneira de saber como está seu nível de colesterol sanguíneo é por meio de exames laboratoriais. A boa notícia é que se você tiver colesterol elevado, pequenas mudanças na sua dieta e estilo de vida podem fazer uma diferença positiva nos seus níveis de colesterol.

  • Hipertensão (Pressão alta)

    A hipertensão pode não ser saudável para o seu coração, mas é fácil de detectar e pode ser controlada por mudanças em sua dieta e estilo de vida e, para algumas pessoas, com medicamentos. Você pode ajudar a prevenir a hipertensão ao seguir uma dieta balanceada e estilo de vida saudável. É importante ter sua pressão sanguínea verificada regularmente por um médico, já que nem todos apresentam os sintomas característicos da hipertensão e podem não perceber que estão com este problema.

  • Diabetes

    Diabetes tem um efeito negativo importante na saúde do seu coração. Ela também aumenta os efeitos de outros fatores de risco tal como fumar, pressão arterial não saudável ou colesterol elevado e obesidade. Entretanto, com o tratamento correto e com mudanças positivas em sua alimentação e estilo de vida, você pode reduzir esse efeito.

  • Histórico familiar de problemas de saúde do coração

    Família neste contexto se refere a membros da sua família imediata ex. seu pai, mãe, irmão ou irmã que já desenvolveram doença do coração. A idade na qual eles desenvolveram doença do coração é importante para determinar o seu risco: para pais e irmãos, se a doença do coração foi desenvolvida antes dos 55 anos de idade; para mães e irmãs, se elas desenvolveram doença do coração antes dos 65 anos de idade. É importante saber se você tem um histórico familiar, já que há muitas mudanças positivas de alimentação e estilo de vida que você fazer para cuidar do seu coração e manter uma boa saúde.

  • Etnia

    Certos grupos étnicos têm um risco mais alto de doença do coração do que outros.

  • Estar acima do peso

    Estar acima do peso não é bom para o seu coração, já que isso pode aumentar o risco de desenvolver outras condições, como hipertensão, colesterol elevado e diabetes. Até mesmo pequenas reduções de peso já podem fazer uma diferença positiva na saúde do seu coração. É importante falar com um profissional de saúde sobre as mudanças corretas que você pode fazer a sua alimentação e estilo de vida para melhorar a sua saúde.

  • Consumo excessivo de álcool

    O consumo excessivo de álcool pode ser danoso à saúde do seu coração. Está relacionado à hipertensão, alteração no ritmo do coração e aumento de peso, já que bebidas alcoólicas contêm alto valor calórico. Para ter um coração saudável, é importante consumir bebidas alcoólicas com moderação.

  • Estresse

    Apesar de o estresse não estar diretamente relacionado a sérios problemas do coração, infelizmente alguns dos modos pelos quais nós lidamos com o estresse, tal como fumar, comer comidas não saudáveis ou beber álcool excessivamente, também afetam a saúde do coração. Portanto é importante aprender como lidar com o estresse de maneira saudável, tal como se manter ativo, manter uma dieta saudável e aprender a relaxar.

    Esse site está cheio de ideias e dicas para te ajudar a fazer pequenas mudanças na sua alimentação e estilo de vida para contribuir com a saúde do seu coração.

    Nunca é tarde demais para aprender a amar seu coração!

    Importante: sempre consulte seu médico para um atendimento individualizado.