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Gorduras boas versus gorduras ruins
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Gorduras boas versus gorduras ruins

Como substituir as gorduras ruins por gorduras boas

  • Substitua a manteiga, com gorduras saturadas, por alimentos com gorduras insaturadas, como Becel. Ainda, como regra geral para margarinas, quanto mais dura é em temperatura ambiente, maior é o conteúdo de gordura saturada.
  • Troque lanches como batatinhas chips e biscoitos com gordura trans por iogurtes/bebida láctea desnatados, frutas e sanduíches naturais com pão integral. 
  • Tente criar o hábito de verificar o conteúdo dos tipos de gordura nos rótulos de alimentos. Escolha aqueles com os menores teores de gordura saturada e sem gordura trans. 
  • Escolha alimentos dos grupos dos leites e derivados com baixo teor de gordura, como leites desnatados ou semidesnatados, iogurtes/bebidas lácteas e queijos com baixo teor de gordura.
  • Substitua carnes gordurosas como carne seca, costela, cupim, bisteca de porco, salame, por exemplo, por carnes magras como alcatra, acém, coxão duro, coxão mole, filé mignon, maminha e lombo de porco. Sempre retire a gordura aparente antes de comer.

Sempre que possível, troque carne vermelha por frango sem pele, peru ou peixes oleosos como o salmão. Os peixes gordurosos são fontes de gorduras ‘boas’ (insaturadas).

Importante: sempre consulte um nutricionista para um atendimento individualizado.