Your webbrowser is outdated and no longer supported by Microsoft Windows. Please update to a newer browser by downloading one of these free alternatives.
Reduzir o consumo de sal contribui para a redução da pressão arterial, o que pode trazer benefícios à saúde e ajudar a manter um coração saudável. Como a maioria de nós consome mais do que a quantidade recomendada por dia (5 gramas ou 1 colher de chá), é importante procurarmos maneiras de reduzir esta quantidade.

Uma alternativa é passar a utilizar mais ervas e temperos para dar mais sabor nos alimentos, diminuindo assim a necessidade da utilização de sal. É incrível quão rapidamente o paladar pode se adaptar a pequenas mudanças. Reduzindo o consumo de sal gradativamente, você nem notará a diferença e terá muitos benefícios. 

Aqui estão 10 maneiras fáceis de reduzir a quantidade de sal que você consome:

  1. Preste atenção enquanto cozinha

  2. Dessa maneira você pode controlar a quantidade de sal e sódio que adiciona em sua receita. Procure receitas saudáveis para o coração: com altos teores de fibras, pouco sal e baixos teores de gorduras saturadas.

  3. Esconda o saleiro

  4. Evite adicionar sal à água quando estiver cozinhando batatas, massas ou arroz. Coloque o moedor de pimenta, ervas e temperos na mesa de jantar, mas deixe o saleiro fora do campo de visão. Esta é uma maneira de evitar a adição de sal nos pratos que já estão prontos.

  5. Evite embutidos

  6. Faça sanduíches com carnes assadas ou grelhadas ao invés de carnes processadas, que podem conter quantidade elevada de sódio.

  7. Não se esqueça de hortaliças em todas as refeições

  8. As hortaliças (legumes e verduras) são essenciais para uma alimentação saudável. Elas podem fazer parte de suas receitas, em pratos quentes ou frios. Dê preferência para as hortaliças frescas, mas as congeladas também podem ser uma ótima opção.

  9. Leia rótulos com informações nutricionais e lista de ingredientes

  10. Não se esqueça de verificar os rótulos dos alimentos. O sal pode estar presente na lista de ingredientes e é representado pelo sódio na tabela nutricional dos alimentos (5 gramas de sal equivalem a 1,95 gramas de sódio).

  11. Dê preferência a alimentos com baixo teor de sódio ou sódio reduzido

  12. Procure as palavras "sem sal," "sal reduzido," "baixo sódio" ou "sem sódio adicionado" em embalagens de comida.

  13. Coloque mais sabor à sua comida

  14. Experimente utilizar diferentes ervas e temperos para trazer mais sabor para sua comida, diminuindo assim a necessidade de adicionar sal.

  15. Faça lanches inteligentes

  16. Na hora do lanche prefira consumir frutas frescas ou secas, sanduíches naturais, castanhas, pães, cookies ou bolos integrais. E fique atento ao conteúdo de sódio presente nos alimentos processados.

  17. Reduza o sódio quando jantar fora

  18. Pizzas, sanduíches, hambúrgueres e cachorro quente podem ser grandes fontes de sódio. Quando você estiver jantando fora, escolha pratos com pouco sal, pense em pedir porções menores, ou divida um prato com um amigo. Se possível, verifique o cardápio do restaurante e as informações nutricionais com antecedência.

  19. Seja paciente

  20. Vai levar algum tempo para seu paladar se adaptar às comidas com teor de sódio reduzido, mas isso acontecerá! Lembre-se que cada pequeno ajuste que você fizer é um passo para um coração mais saudável.

Importante: sempre consulte um nutricionista para um atendimento individualizado.