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Por que aumentar o consumo de fibra?

Alimentos ricos em fibras são parte importante de uma dieta saudável para o coração. Estudos mostram como pessoas com um coração saudável tendem a comer mais frutas, hortaliças (legumes e verduras) e alimentos integrais como parte de um estilo de vida saudável – todos estes alimentos são excelentes fontes de fibra.

Como posso aumentar meu consumo de fibra?

Aqui estão quatro passos fáceis para aumentar seu consumo de fibra. Experimente-os!

Passo 1: consuma grãos integrais

Escolha pães, cereais, massas e arroz integrais. Você sabia que massas de grãos integrais contêm mais do que o dobro de fibra dietética do que massa tradicional? Para uma transição tranquila, comece tentando meio a meio e eventualmente troque o balanço a favor de variedades integrais que contenham fibra.

Passo 2: coma feijões e legumes

Feijões, ervilhas, soja e grão de bico são fontes excelentes de fibras dietéticas benéficas à sua saúde. Seja criativo na cozinha experimentando culinária estrangeira. Pratos Mexicanos, Indianos, Asiáticos e Toscanos todos se utilizam de uma mistura repleta de alimentos ricos em fibras

Passo 3: coma frutas inteiras

Uma maneira simples de aumentar a fibra dietética em sua dieta é comer mais frutas inteiras (com a casca), em vez de sucos. Por exemplo, um copo de suco de maçã fornece 0,5 gramas de fibra enquanto uma maça média fornece mais de 4 gramas de fibras.

Passo 4: dê atenção às hortaliças

No almoço e jantar, deixe pelo menos metade do espaço do seu prato para legumes e verduras. Já para os lanches, aproveite para incluir palitinhos de cenoura ou fazer sanduíches naturais com agrião, alface, pepino, e outros.

Importante: sempre consulte um nutricionista para um atendimento individualizado.