Your webbrowser is outdated and no longer supported by Microsoft Windows. Please update to a newer browser by downloading one of these free alternatives.

Nhoque de Batata

Quer aprender a fazer a sua própria massa? Comece pelo tradicional nhoque de batata. Esta versão é mais fácil de preparar do que você imagina!
  • 1 horas 40 minutos
  • Preparation timeTempo de preparo40 minutos
  • servings3 porções
recipe image Nhoque de Batata

Ingredientes

  • 4 batatas asterix grandes
  • 1 xícara de chá de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de chá de queijo parmesão ralado
  • 1 colher de sopa de sal
  • 1 ovo
  • 1 gema
  • 1 kg de sal grosso

valores nutricionais

Energy (kcal)508 kcal
Energy (kJ)2120 kJ
Protein (g)19.4 g
Carbohydrate incl. fibre (g)90.8 g
Carbohydrate excl. fibre (g)81.7 g
Sugar (g)3.2 g
Fibre (g)9.0 g
Fat (g)7.7 g
Saturated fat (g)3.6 g
Unsaturated fat (g)3.5 g
Monounsaturated fat (g)2.4 g
Polyunsaturated fat (g)1.0 g
Trans fat (g)0.0 g
Cholesterol (mg)135 mg
Sodium (mg)131783 mg
Salt (g)329.46 g
Vitamin A (IU)299 IU
Vitamin C (mg)72.7 mg
Calcium (mg)301 mg
Iron (mg)4.98 mg
Potassium (mg)1665 mg

Instruções

  1. Em uma assadeira de cerca de 30cm, forre com o sal grosso, arranje as batatas lado a lado e leve ao forno alto (220 °C) para assá-las por cerca de 1 hora ou até que estejam macias. Espete com um garfo para testar.
  2. Retire as batatas do forno e as corte ao meio no sentido vertical. Com um pano de prato, segure metade de uma batata, raspe todo seu interior com uma colher e o coloque em uma tigela grande. Descarte a casca.
  3. Ao terminar de raspá-las, amasse o recheio com um amassador, ou utilize o espremedor de batatas. O resultado deve ser um purê sem grumos. Se necessário, passe por uma peneira. É importante fazer esse processo com as batatas ainda quentes ou a massa não vai chegar na consistência desejada.
  4. Junte ao purê o ovo, a gema, o parmesão e o sal e misture bem. Vá misturando a farinha aos poucos, até obter uma massa homogênea.
  5. Ferva a água em uma panela grande (30cm). Separe também uma bacia com água fria (2l) e cerca de 20 pedras de gelo.
  6. Divida a massa em 5 partes iguais. Enfarinhe bem a bancada e enrole uma parte por vez, formando uma corda grossa (1,5cm de diâmetro). Corte as bolinhas, cada uma com cerca de 2cm, e as acomode sobre uma tábua, sempre enfarinhando para não grudar.
  7. Com cuidado, coloque 10 bolinhas por vez na água fervente para cozinhar por cerca de 2 minutos. Quando boiarem, estão prontas. Retire com uma escumadeira e despeje na bacia com água gelada para interromper o cozimento.
  8. Adicione o molho de sua preferência. Está pronto para servir.
  9. O nhoque pode ficar ainda mais gostoso se for salteado em azeite ou manteiga. Em uma panela antiaderente bem quente, regue com 1 colher (sopa) de azeite ou derreta uma colher (sopa) de manteiga, e frite a massa dos dois lados.
  10. Sirva com o molho de sua preferência ou, para uma versão sem molho, experimente acrescentar ervas frescas, raspas de casca de limão, nozes e parmesão.